Ao entrar Deus te abençoe. Ao sair Maria te acompanhe!

Bem-aventurados são aqueles que tomam suas cruzes e seguem fielmente a Nosso Senhor Jesus Cristo. Como todo bom cristão, somos contra qualquer tipo de agressão a dignidade humana, contra o aborto, a eutanásia, o homossexualismo, contra a opressão e a selvageria do sistema capitalista e o ateísmo diabólico do comunismo, contra os modernismos infundados e o desprezo da tradição católica. Somos a favor da Doutrina Social da Igreja, obedientes às orientações do Santo Padre Bento XVI e completamente entregues à vontade de Deus, crentes que fora da Santa Igreja Católica Apostólica Romana não há nem haverá meios de salvação!

22 de dezembro de 2010

Da idade daqueles que devem ser admitidos à primeira Comunhão Eucarística

Do Decreto Quam singulari de São Pio X,
da Congregação de Sacramentos do 8 de agosto de 1910

I. A idade de discrição, tanto para a confissão como para a comunhão, na qual a criança começa a raciocinar, é cerca dos sete anos, um pouco mais ou menos. Desde este tempo começa a obrigação de satisfazer ambos preceitos da confissão e da comunhão.

II. Para a primeira confissão e para a primeira comunhão, não é necessário um conhecimento pleno e perfeito da doutrina cristã. A criança, no entanto, deve depois aprender gradualmente todo o catecismo, segundo a medida da sua inteligência.

III. O conhecimento da religião que se requer em uma criança, para que se prepare convenientemente à primeira comunhão, é aquele em que se perceba, segundo a sua capacidade, os mistérios da fé necessários com necessidade de meio e distinga o pão eucarístico do pão corporal e comum, para que se aproxime da Santíssima Eucaristia com a devoção que a sua idade permite.

IV. A obrigação do preceito da confissão e da comunhão que grava a criança recai principalmente sobre aqueles que devem ter o cuidado dela, isto é, sobre os seus pais, o confessor, os educadores e o pároco. Todavia, ao pai ou àqueles que façam as suas vezes e ao confessor corresponde, segundo o Catecismo Romano, receber a criança à primeira comunhão.