Ao entrar Deus te abençoe. Ao sair Maria te acompanhe!

Bem-aventurados são aqueles que tomam suas cruzes e seguem fielmente a Nosso Senhor Jesus Cristo. Como todo bom cristão, somos contra qualquer tipo de agressão a dignidade humana, contra o aborto, a eutanásia, o homossexualismo, contra a opressão e a selvageria do sistema capitalista e o ateísmo diabólico do comunismo, contra os modernismos infundados e o desprezo da tradição católica. Somos a favor da Doutrina Social da Igreja, obedientes às orientações do Santo Padre Bento XVI e completamente entregues à vontade de Deus, crentes que fora da Santa Igreja Católica Apostólica Romana não há nem haverá meios de salvação!

4 de janeiro de 2011

Vocação: um tesouro a que poucos dão valor

Introdução

A vocação sacerdotal, por ser uma grande graça, pode ser comparada a um tesouro que Nosso Senhor concede aos que Ele mais ama.

Considerando o seu valor, podemos dizer que, depois da graça santificante, a vocação é o tesouro mais valioso, é o maior dom que Nosso Senhor concede às criaturas que Ele mais ama. E podemos provar a grandeza da vocação analisando três pontos:


1- O que é a vocação?
2- Quem dá a vocação?
3- Para que serve a vocação?

1- O que é a vocação?

É uma pergunta que muitos se fazem. Ouve-se dizer (ou melhor, ouvia-se dizer, pois hoje quase não se fala neste assunto) que tal jovem tem vocação. Mas o que vem a ser a vocação?

Bem, a palavra vocação vem do latim, e quer dizer chamado, apelo. Vocação sacerdotal é, pois, um chamado para ser padre. Portanto, quando dizemos que tal rapaz ou tal criança tem vocação, estamos dizendo que esse jovem ou esse menino está sendo chamado para o sacerdócio. Mas se ele está sendo chamado, alguém está chamando. Quem é que o chama para ser padre? Vamos, pois, ao segundo ponto.

2 - Quem dá a vocação?

É Deus, Nosso Senhor. Tal jovem será padre, não porque ele escolheu esta vocação, mas porque Deus o chamou. Jesus nos diz no Evangelho: "Não fostes vós que Me escolhestes, Eu que vos escolhi."

A vocação é, portanto, um chamado de Deus para o sacerdócio. É uma escolha de Deus. Mas, aparece outra pergunta: A quem Deus chama? A quem ele quer, a quem Ele mais ama. É um mistério do amor de Deus.De tudo o que dissemos, podemos formular a seguinte afirmação:

A vocação sacerdotal, ou o chamado de Deus para ser padre é um mistério do Amor de Deus, é um Dom do Coração de Jesus, é um tesouro, é algo precioso que Deus concede, não a todos, mas somente aos que Ele mais ama. Desprezar este dom de Deus seria desprezar o próprio Deus. Seria uma grande ingratidão.

3 - Para que serve a vocação?

Para que haja entre nós sacerdotes que celebrem a Santa Missa, que dá tanta glória a Deus e nos traz tantos benefícios; sacerdotes que batizem as crianças; sacerdotes que perdoem nossos pecados, pela confissão; sacerdotes que consigam de Deus todos os benefícios de que nós precisamos.

É pela vocação que vêm os padres. Portanto, se as vocações forem desprezadas, ficaremos sem padres. E ficando sem padres, ficaremos sem a Santa Missa, sem os sacramentos, sem tantos auxílios de Deus.

Com isto vemos a importância do padre, vemos porque Nosso Senhor sempre suscita vocações. Vemos também que só um louco poderia recusar este tesouro tão precioso como é a vocação sacerdotal.

Parece então que o mundo está cheio de loucos, pois são tão poucos os jovens que seguem o chamado de Nosso Senhor. Os jovens, ou não conhecem a vocação, ou não têm coragem de segui-la.

Que fazer, então?
Trabalhar para que haja vocações, para que os jovens conheçam a vocação e sejam generosos em segui-la.

E como trabalhar?


Rezando, rezando muito. Ah! Não nos esqueçamos nunca de que Nosso Senhor condicionou o número de vocações às nossas orações.

À oração unamos a penitência, que é uma arma poderosa para conquistar o Coração de Jesus. Rezar e fazer sacrifícios é uma obrigação que se refere a todos os fiéis.Mas, para os jovens e as crianças, para que aumente o número de vocações, há ainda outra coisa a fazer, e uma coisa muito importante: os jovens e as crianças devem se examinar diante de Deus, devem procurar ver se estão ou não sendo chamados por Deus. E, para que possam fazer bem este exame, devem rezar muito, consultar um bom sacerdote, que os possa ajudar a conhecer melhor a Vontade de Deus. Os jovens devem repetir com freqüência aquelas palavras de São. Paulo: "Senhor, que quereis que eu faça?"

Se nós rezarmos e fizermos penitência, e se os jovens seguirem estes conselhos, as vocações se multiplicarão e, então, o chamado de Deus deixará de ser este tesouro tão desprezado e se tornará aquele tesouro que, quem o encontra, deixa tudo para possuí-lo.