Ao entrar Deus te abençoe. Ao sair Maria te acompanhe!

Bem-aventurados são aqueles que tomam suas cruzes e seguem fielmente a Nosso Senhor Jesus Cristo. Como todo bom cristão, somos contra qualquer tipo de agressão a dignidade humana, contra o aborto, a eutanásia, o homossexualismo, contra a opressão e a selvageria do sistema capitalista e o ateísmo diabólico do comunismo, contra os modernismos infundados e o desprezo da tradição católica. Somos a favor da Doutrina Social da Igreja, obedientes às orientações do Santo Padre Bento XVI e completamente entregues à vontade de Deus, crentes que fora da Santa Igreja Católica Apostólica Romana não há nem haverá meios de salvação!

18 de julho de 2012

Comentário às Virtudes Cardeais


Que é virtude?
Virtude é o hábito que nos facilita o conhecimento e a prática do bem.

Quantas são as virtudes principais?
As virtudes principais são sete: três teologais e quatro cardeais.

Quais são as virtudes cardeais?
As virtudes cardeais são quatro: prudência, justiça, temperança e fortaleza.¹

A virtude da Justiça da qual deriva a Religião, faz-nos dar a cada ser o seu devido valor, máxime quando se trata de Deus. A Temperança modera a atração pelos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos, mantém os desejos dentro dos limites da honestidade. A Fortaleza sustenta a alma nos momentos de dificuldades, dá firmeza para resistir às tentações e forças para vencer os obstáculos. E, por fim, a Prudência ajuda a discernir o verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para alcançá-lo.
Ora, não é ato de perfeita justiça dedicar ao Autor do tempo e da vida pelo menos um dia na semana? Há algo mais temperante do que repousar das preocupações profanas e elevar as vistas da alma para as realidades celestes? Não é preciso fortaleza para o homem deter-se e analisar a sua conduta durante os dias da semana, reconhecer suas faltas e tomar a firme decisão de emendar-se? E quem assim procede mostra-se realmente prudente, optando por trilhar o caminho que o mantém na amizade com Deus, o Bem verdadeiro e absoluto.²

¹ Cf. Primeiro Catecismo da Doutrina Cristã, São Paulo: Editora Paulinas, 1955, p.37
² Cf. VELÁSQUEZ, Sebastián Correa. Guardar os Domingos para Deus. Arautos do Evangelho: Associação Internacional de Direito Pontifício, São Paulo, n. 126, p. 37-39, jul. 2012.