Ao entrar Deus te abençoe. Ao sair Maria te acompanhe!

Bem-aventurados são aqueles que tomam suas cruzes e seguem fielmente a Nosso Senhor Jesus Cristo. Como todo bom cristão, somos contra qualquer tipo de agressão a dignidade humana, contra o aborto, a eutanásia, o homossexualismo, contra a opressão e a selvageria do sistema capitalista e o ateísmo diabólico do comunismo, contra os modernismos infundados e o desprezo da tradição católica. Somos a favor da Doutrina Social da Igreja, obedientes às orientações do Santo Padre Bento XVI e completamente entregues à vontade de Deus, crentes que fora da Santa Igreja Católica Apostólica Romana não há nem haverá meios de salvação!

8 de dezembro de 2012

Da Imaculada Conceição de Maria Santíssima

Foi o papa Pio IX quem proclamou essa verdade de fé, em 8 de dezembro de 1854. Contudo, São Leonardo de Porto Maurício, na metade do século XVIII, já havia colhido assinaturas para pedir a proclamação deste dogma ao Papa.

1. Por que a Igreja instituiu a festa da Imaculada Conceição?
A Igreja instituiu a festa da Imaculada Conceição para honrar de modo particular o mistério de ter sido Maria Santíssima, por singular privilégio e pelos merecimentos de Jesus Cristo Redentor, santificada pela divina graça, desde o primeiro instante de sua Conceição e por isso preservada imune do pecado original.

2. Que significam as palavras Imaculada Conceição de Maria Santíssima?
As palavras Imaculada Conceição de Maria Santíssima significam que Maria, de preferência a todos os outros descendentes de Adão e Eva, foi preservada por Deus de toda a culpa original.

3. Por que razão quis Deus preservar Maria Santíssima do pecado original?
Deus quis preservar Maria Santíssima do pecado original, porque não convinha à santidade e a majestade de Cristo que a Virgem destinada para sua Mãe fosse, ainda que por um só momento, escrava do demônio e inferior aos progenitores de Adão e Eva, que foram criados em estado de inocência.

4. Mas, se assim é, Jesus Cristo não foi Redentor de sua Mãe santíssima?
Sim; Jesus Cristo também foi redentor de sua Mãe santíssima, e o foi de um modo mais glorioso para ela, aplicando-lhe antecipadamente seus infinitos merecimentos, e assim a preservou do pecado original, não sendo dele manchada nem ainda por um só instante.

5. É de fé que Maria Santíssima foi concebida sem pecado original?
Sim; é de fé que Maria Santíssima foi concebida sem pecado original, porque esta verdade foi solenemente definida pelo Sumo Pontífice Pio IX, em 8 de dezembro de 1854; e quem não a quiser crer será herege.

6. Mas então o Sumo Pontífice, com essa definição, criou na Igreja uma nov verdade de fé?
Não; com isso não criou o Sumo Pontífice uma nova verdade de fé, mas somente definiu que esta é uma verdade de fé revelada por Deus à Igreja, ainda que a Igreja, por justos motivos tenha demorado em proclamá-la aos fieis.

7. Em que dia comemora a Igreja a festa da Imaculada Conceição?
A Igreja comemora a solenidade da Imaculada Conceição no dia 8 de dezembro.

8. Que pretende a Igreja, comemorando a festa da Imaculada Conceição de Maria?
A Igreja comemorando essa festa, pretende:

      I.) Despertar em nossos corações profundo reconhecimento por nos haver Deus dado nesse dia a santíssima Virgem, da qual Jesus Cristo;
        II.) Honrar nela o santíssimo privilégio da inocência original e excitar-nos a conservar nossa inocência ou recuperá-la, se a tivermos perdido;
         III.) Despertar e aumentar nos fiéis a devoção para com a Virgem Imaculada.

9. Em que faremos consistir principalmente essa devoção?
Em amar a pureza de alma e de corpo e suplicar à Virgem Imaculada que no-la obtenha de Deus.

(Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã, Editora Vozes - 1940)