Ao entrar Deus te abençoe. Ao sair Maria te acompanhe!

Bem-aventurados são aqueles que tomam suas cruzes e seguem fielmente a Nosso Senhor Jesus Cristo. Como todo bom cristão, somos contra qualquer tipo de agressão a dignidade humana, contra o aborto, a eutanásia, o homossexualismo, contra a opressão e a selvageria do sistema capitalista e o ateísmo diabólico do comunismo, contra os modernismos infundados e o desprezo da tradição católica. Somos a favor da Doutrina Social da Igreja, obedientes às orientações do Santo Padre Bento XVI e completamente entregues à vontade de Deus, crentes que fora da Santa Igreja Católica Apostólica Romana não há nem haverá meios de salvação!

13 de dezembro de 2010

Dízimo, uma retribuição a Deus

Infelizmente o dízimo ainda é pouco compreendido como sendo decorrência natural do "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".
O dízimo, oferta regular de uma parte do que temos, é um sinal bem concreto de nosso amor a Deus. Pois Ele é o primeiro destinatário de nosso dízimo, é a Ele que oferecemos uma parte do fruto de nosso trabalho, o qual foi inspirado e sustentado por Ele. O dízimo não é pagamento ou troca pelo bem que Deus nos fez, mas sim uma retribuição amorosa, por meio de um gesto concreto, pelos dons recebidos.
Por essa razão o dízimo é aplicado primordialmente no serviço do culto divino, ou seja, para propiciar a digna apresentação dos edfícios e objetos destinados às funções litúrgicas, além das despesas para a manutenção do culto e dos ministros de Deus.
O dízimo é também a materialização do sentido de partilha que deve existir entre cristãos e uma expressão efetiva do amor ao próximo. Ele proporciona às comunidades eclesiais os recursos para poder socorrer os irmãos mais necessitados que buscam, na casa paterna, além do conforto espiritual, um auxílio para aliviar suas necessidades materiais.
No entanto, é preciso notar que o maior benefício do dízimo é o próprio dizimista, pela razão muito simples de que o ato de dar nos assemelha a Deus e nos faz participar de sua infinita dadivosidade. E, quando damos com alegria, somos por Ele amados com predileção.
Por meio do dízimo, o amor se faz ação, entrega, compromisso e partilha. Entretanto, diferente da esmola, donativo ou oferenda (que acontecem apenas quando são solicitadas esporadicamente), o dízimo deve ter regularidade, constância e continuidade. Ele é uma "atitude" que deve acompanhar toda a vida do cristão, como fruto do relacionamento entre o dizimista e a comunidade, por amor de Deus.