Ao entrar Deus te abençoe. Ao sair Maria te acompanhe!

Bem-aventurados são aqueles que tomam suas cruzes e seguem fielmente a Nosso Senhor Jesus Cristo. Como todo bom cristão, somos contra qualquer tipo de agressão a dignidade humana, contra o aborto, a eutanásia, o homossexualismo, contra a opressão e a selvageria do sistema capitalista e o ateísmo diabólico do comunismo, contra os modernismos infundados e o desprezo da tradição católica. Somos a favor da Doutrina Social da Igreja, obedientes às orientações do Santo Padre Bento XVI e completamente entregues à vontade de Deus, crentes que fora da Santa Igreja Católica Apostólica Romana não há nem haverá meios de salvação!

7 de julho de 2012

Assistir ou participar da Missa

            

            Nós assistimos ou participamos da Missa?
O primeiro mandamento da Igreja ensina: “Assistir Missa aos domingos e festas”. Encontramos ainda diversas declarações ao longo da história utilizando o termo “assistir” Missa. Mas veremos igualmente o termo “ouvir” Missa, ou somente “ir” à Missa. Muito promovido ultimamente, temos o termo “participar” da Missa. Qual está correto?
Todos estão corretos, somente é necessário distinguir o sentido em que se utiliza a palavra. “Ouvir” Missa era um termo muito comum, que caiu em desuso, mas não deixa de ser correto. Contudo com o advento do rádio, pessoas podiam pensar que bastava ouvir Missa pelo rádio que está tudo certo, e o preceito cumprido. O termo “ir” à Missa é correto desde que se lembre que não basta estar com o corpo presente na Missa, distraído, conversando e com pressa de ir embora. É necessário ter o coração na Santa Missa, dedicando aquele tempo única e exclusivamente a Deus.
Entre “assistir” e “participar” ou “celebrar” a Missa, o termo “assistir” pode ser catequeticamente mais claro, embora os outros não estejam errados, contanto que se compreenda claramente o sentido com que se fala “assistir”. Se falamos assistir então podemos ver Missa na TV e cumprir preceito? Claro que não. Assistir necessariamente implica presença, de corpo e coração. O problema é que, participar ou celebrar Missa pode dar a impressão de que o povo é que celebra a Missa, e que a Missa dependa do povo para acontecer, e não é bem assim. Quem reza Missa é o Padre. Ele sozinho tem poder de rezar Missa, o povo todo reunido não tem. Assim, nós assistimos o Santo Mistério que o Sacerdote faz acontecer sobre o Altar, mas ao mesmo tempo tomamos parte em tal mistério unindo nossos pequenos sacrifícios da nossa vida e coração, e nossas orações, junto ao grande Sacrifício de Cristo, feito pelo Sacerdote, e tomamos parte também na multidão de méritos e graças que Deus dispensa pela Santa Missa.