A Igreja instituiu a festa da Imaculada Conceição para honrar de modo particular o mistério de ter sido Maria Santíssima, por singular privilégio e pelos merecimentos de Jesus Cristo Redentor, santificada pela divina graça, desde o primeiro instante de sua Conceição e por isso preservada imune do pecado original.
2. Que significam as palavras Imaculada Conceição de Maria Santíssima?
As palavras Imaculada Conceição de Maria Santíssima significam que Maria, de preferência a todos os outros descendentes de Adão e Eva, foi preservada por Deus de toda a culpa original.
3. Por que razão quis Deus preservar Maria Santíssima do pecado original?
Deus quis preservar Maria Santíssima do pecado original, porque não convinha à santidade e a majestade de Cristo que a Virgem destinada para sua Mãe fosse, ainda que por um só momento, escrava do demônio e inferior aos progenitores de Adão e Eva, que foram criados em estado de inocência.
4. Mas, se assim é, Jesus Cristo não foi Redentor de sua Mãe santíssima?
Sim; Jesus Cristo também foi redentor de sua Mãe santíssima, e o foi de um modo mais glorioso para ela, aplicando-lhe antecipadamente seus infinitos merecimentos, e assim a preservou do pecado original, não sendo dele manchada nem ainda por um só instante.
5. É de fé que Maria Santíssima foi concebida sem pecado original?
Sim; é de fé que Maria Santíssima foi concebida sem pecado original, porque esta verdade foi solenemente definida pelo Sumo Pontífice Pio IX, em 8 de dezembro de 1854; e quem não a quiser crer será herege.
6. Mas então o Sumo Pontífice, com essa definição, criou na Igreja uma nov verdade de fé?
Não; com isso não criou o Sumo Pontífice uma nova verdade de fé, mas somente definiu que esta é uma verdade de fé revelada por Deus à Igreja, ainda que a Igreja, por justos motivos tenha demorado em proclamá-la aos fieis.
7. Em que dia comemora a Igreja a festa da Imaculada Conceição?
A Igreja comemora a solenidade da Imaculada Conceição no dia 8 de dezembro.
8. Que pretende a Igreja, comemorando a festa da Imaculada Conceição de Maria?
A Igreja comemorando essa festa, pretende:
I.) Despertar em nossos corações profundo reconhecimento por nos haver Deus dado nesse dia a santíssima Virgem, da qual Jesus Cristo;
II.) Honrar nela o santíssimo privilégio da inocência original e excitar-nos a conservar nossa inocência ou recuperá-la, se a tivermos perdido;
III.) Despertar e aumentar nos fiéis a devoção para com a Virgem Imaculada.
9. Em que faremos consistir principalmente essa devoção?
Em amar a pureza de alma e de corpo e suplicar à Virgem Imaculada que no-la obtenha de Deus.
(Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã, Editora Vozes - 1940)